Saiba como gerenciar de maneira eficiente o e-commerce para melhorar a performance do setor comercial e como utilizar as novas tecnologias para potencializar a venda de planos funerários.
Os e-commerces aumentaram a sua presença de maneira vertiginosa nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de covid-19, quando a procura por compras online, nos mais variados segmentos, disparou. Com isso, muitas empresas perceberam a importância de se ter uma forma eficiente de gerenciar o seu e-commerce. Destinando corretamente as compras para o setor de atendimento e logística, tirando dúvidas dos clientes de forma rápida ou até mesmo com o atendimento online disponível dentro das plataformas e melhorando o relacionamento online entre cliente e empresa.
E como isso pode ser aplicado no setor funerário, cujo segmento de atuação tende a ter um cuidado maior na abordagem e formas de se falar com o cliente. Nesse quesito, podemos dizer que um site e um e-commerce para o setor podem funcionar de forma muito eficiente, visto que todas as informações necessárias sobre os planos funerários, por exemplo, estarão disponíveis de forma objetiva, informando com clareza sobre o que os planos incluem.
Porém, por outro lado, é importante que as funerárias contem com uma ferramenta que possa funcionar como um direcionador para o site ou para o setor comercial. Pois, como sabemos, a procura orgânica por planos funerários tende a ser bastante pontual, como no falecimento de um ente querido, ou de forma próxima, quando um amigo ou familiar, presente no cerimonial, entra em contato com os serviços da funerária, não apenas diretamente, ou seja, presenciando os serviços durante o velório, mas também por meio da plataforma que disponibiliza serviços e produtos online, como a venda de flores, a possibilidade de deixar mensagem e também de acompanhar a transmissão velório de forma online.
A plataforma funciona como um potencializador na captação de leads, na venda de produtos e serviços da funerária, assim como uma excelente forma de apresentar os planos funerários em um momento em que as pessoas estão mais sensibilizadas e abertas a ouvir sobre os planos e serviços.
Portanto, o gerenciamento eficaz de um e-commerce para funerárias pode ser um grande diferencial no contexto atual, onde a digitalização dos serviços se torna cada vez mais predominante. No setor funerário, essa tendência não é diferente e, de fato, pode desempenhar um papel significativo na captação de leads, sobretudo, se contar com uma plataforma dedicada à operação funerária.
Dicas para o e-commerce
Os produtos devem ser cuidadosamente selecionados e relevantes para o setor. Isso pode incluir uma gama de urnas funerárias, flores, serviços de sepultamento e crematório, além de itens como livros de condolências, lembranças personalizadas e até mesmo serviços de aconselhamento. Saber o que seu público-alvo está buscando é fundamental para fornecer a oferta certa.
A apresentação desses produtos na plataforma é igualmente crucial. Cada produto deve ser apresentado com descrições detalhadas e imagens de alta qualidade. As informações devem ser claras e fáceis de entender, e o processo de compra deve ser simples e direto.
A utilização de QR Codes pode ser um facilitador significativo nas vendas e na interação com a plataforma de e-commerce. Eles podem ser colocados em materiais impressos ou em telas para direcionar os clientes diretamente para a plataforma de e-commerce. O uso de QR Codes também permite um acesso mais rápido e fácil a produtos ou informações específicas, eliminando a necessidade de navegação complexa ou pesquisa manual.
Além disso, os QR Codes podem ser usados para captar leads. Por exemplo, um código QR pode direcionar os clientes a um formulário de inscrição de newsletter ou a uma página de registro. Dessa forma, é possível coletar informações de contato dos clientes para futuras comunicações e ofertas. Vale ressaltar que a plataforma deve estar 100% adequada às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Finalmente, um bom gerenciamento de e-commerce exige um acompanhamento e análise contínuos. Monitorar as tendências de vendas e comportamento do consumidor pode fornecer insights valiosos para melhorar a oferta de produtos e a experiência do usuário, o que por sua vez pode ajudar na captação de leads.
Ao gerenciar efetivamente um e-commerce para funerárias, as empresas podem não apenas fornecer um serviço valioso para os clientes em um momento de necessidade, mas também podem criar novas oportunidades para a captação de leads e o crescimento dos negócios.
Saiba como a plataforma Memoriais pode potencializar o acesso ao seu e-commerce e as informações sobre planos e serviços!